Sociedade Racionalista

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sociedade Racionalista

Falando todas as línguas da razão!

Últimos assuntos

» Filosofia da matematica
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptySex Jul 04, 2014 7:45 pm por greg.souza.5

» [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptySex Abr 25, 2014 1:39 am por wired_devil

» Marco Civil da Internet
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptyQua Abr 23, 2014 8:28 pm por Thiago de O.Figueiredo

» Série Cosmos
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptySáb Mar 22, 2014 1:27 am por Fernando B Moreira

» Sobre a validade do conceito de Livre-arbítrio
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptyTer Mar 18, 2014 11:25 pm por Tagus

» Excesso de seções
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptyTer Mar 18, 2014 11:12 pm por Tagus

» "Brasil, na rédea curta da ignorância!"
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptySeg Mar 17, 2014 6:59 pm por DB Heisenberg

» politica populista
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptySeg Mar 17, 2014 4:36 pm por Channerfag

» Área para downloads
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptySeg Mar 17, 2014 2:21 pm por Wall-e

» Acredito que o solução do país é...
[AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook EmptySeg Mar 17, 2014 11:42 am por Channerfag


5 participantes

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    mariorabello
    mariorabello


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 17/03/2014

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por mariorabello Seg Mar 17, 2014 4:47 pm

    Caros, tudo bem?

    Estou montando meu pré-projeto para o Mestrado em Sociologia. Sou formado em Publicidade e a ideia do meu pré-projeto é: Uma análise da polarização política no Brasil através do Facebook.

    Minha idéia é abordar como o extremismo e polarização entre Direita x Esquerda aparece de modo latente na rede social. Autores como Deleuze, Guatarri, Giddens, Pierre Levy, foram pensados. Porém, não tenho uma boa bibliografia para tratar dessa polarização, o contexto Direita e Esquerda, o contexto político brasileiro. Vocês podem me ajudar?

    Vamos utilizar esse tópico para também tratar desse tema. Como vocês veem essa polarização? O Facebook é apenas um espelho da realidade, ou distorce a mesma?

    Abs,
    Wall-e
    Wall-e


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 15/03/2014
    Idade : 43
    Localização : Rj

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por Wall-e Seg Mar 17, 2014 10:05 pm

    Comece por Norberto Bobbio que discute bem essa temática em "Direita e Esquerda"
    Wall-e
    Wall-e


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 15/03/2014
    Idade : 43
    Localização : Rj

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por Wall-e Seg Mar 17, 2014 10:09 pm

    Não há polarização da política. O que há é polarização da discussão sobre política.
    Por exemplo, se você defende alguma política de esquerda, é chamado de petista. Se defende a direita, é acusado de ser PSDbista. Essa polarização do debate faz parecer que só existem essas alternativas à esquerda e à direita, como se não tivessem outros partidos com propostas bastante divergentes entre si, ainda que do mesmo lado do jogo político.
    E também demonstra o pouco conhecimento que as pessoas tem de política e da política nacional, especificamente.
    mariorabello
    mariorabello


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 17/03/2014

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por mariorabello Seg Mar 17, 2014 10:35 pm

    Wall-e, correto. Quando digo polarização política eu digo no modo como as pessoas se posicionam. E com certeza ao longo do estudo será tratado o que motiva esse discurso e posicionamento polarizado e extremado no Facebook

    E muito obrigado pela sugestão de livro!
    Wall-e
    Wall-e


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 15/03/2014
    Idade : 43
    Localização : Rj

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por Wall-e Seg Mar 17, 2014 11:14 pm

    Sobre o FB nessa história toda, saber o que os meus amigos pensam tornou a minha existêcia mais triste.
    Eu era mais feliz antes do Fb...
    Channerfag
    Channerfag


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 14/03/2014

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por Channerfag Ter Mar 18, 2014 8:03 am

    Muito legal esse projeto. É importante analisar também a desinformação que as pessoas tem sobre seu posicionamento político, o que acontece é uma série de generalização sobre ideais políticos que se tornaram "regras' para definir quem é de esquerda ou direita, onde na realidade distorce bastante e muito desses ideais mudaram com o tempo. A esquerda hoje não é a mesma dos anos 80, a direita no Brasil nunca existiu, e sim partidos conservadores ligado alguma cultura dogmática.

    Comparar esses pontos da realidade política/social com a imagem que vemos da política na rede social é importantíssimo.
    Wall-e
    Wall-e


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 15/03/2014
    Idade : 43
    Localização : Rj

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por Wall-e Ter Mar 18, 2014 8:28 am

    Channerfag escreveu:Muito legal esse projeto. É importante analisar também a desinformação que as pessoas tem sobre seu posicionamento político, o que acontece é uma série de generalização sobre ideais políticos que se tornaram "regras' para definir quem é de esquerda ou direita, onde na realidade distorce bastante e muito desses ideais mudaram com o tempo. A esquerda hoje não é a mesma dos anos 80, a direita no Brasil nunca existiu, e sim partidos conservadores ligado alguma cultura dogmática.

    Comparar esses pontos da realidade política/social com a imagem que vemos da política na rede social é importantíssimo.
    Ele está escrevendo um projeto pra mestrado.
    Se ele escrever esses absurdos, vai ser rejeitado de plano!
    Tagus
    Tagus


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 13/03/2014

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por Tagus Ter Mar 18, 2014 11:32 pm

    A história da Humanidade até hoje é a história da luta de classes, como está na abertura do Manifesto Comunista, de 1848.

    Estarmos em 2014 discutindo direita e esquerda mostra a atualidade da afirmação.

    *

    (...) se você defende alguma política de esquerda, é chamado de petista. Se defende a direita, é acusado de ser PSDbista (...)

    O que é uma forma vulgar e binária de abordar a questão.
    mariorabello
    mariorabello


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 17/03/2014

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por mariorabello Qua Mar 19, 2014 11:32 am

    Tagus escreveu:A história da Humanidade até hoje é a história da luta de classes, como está na abertura do Manifesto Comunista, de 1848.

    Estarmos em 2014 discutindo direita e esquerda mostra a atualidade da afirmação.

    *

    (...) se você defende alguma política de esquerda, é chamado de petista. Se defende a direita, é acusado de ser PSDbista (...)

    O que é uma forma vulgar e binária de abordar a questão.

    Sim, é inegavel que hoje essa ideia binária de posição política é expressa de forma latente principalmente nas Redes Sociais. Vemos um exemplo da Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

    No Facebook, vemos páginas como Anarcomiguxos, Meu Professor de História e outras com essa vertente de extrema esquerda. E vemos um fenômeno bem interessante que é a utilização de sátiras dessas páginas para desqualificar e rivalizar as ideias, como a página Meu Professor de História Mentiu pra Mim, e a Anarcocapitalismo.

    A utilização de termos como "esquerdopatas", "reaças", "coxinhas", e "marxismo cultural" em um meio de massa é também um fenômeno novo.
    Wall-e
    Wall-e


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 15/03/2014
    Idade : 43
    Localização : Rj

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por Wall-e Qua Mar 19, 2014 1:35 pm

    Claudio. Leia o Bobbio para ter uma melhor definiçao do que seria esquerda e o que seria direita antes de avançar.
    Ler o 18 de brumario escrito por Marx também vai te instrumentalizar para refletir sobre isso.
    Como o universo do Fb e demais redes sociais é muito extenso, peça ajuda a um professor para limitar seu campo de pesquisa.
    Tem um livro,a sociedade do espetáculo,que nao lembro o autor agora, mas posso te dizer mais tarde,caso se interesse.
    Não trabalho com contemporaneidade. Mas me coloco a disposiçao se quiseralguma ajuda.
    mariorabello
    mariorabello


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 17/03/2014

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por mariorabello Qua Mar 19, 2014 2:41 pm

    Claudio? Hehehe

    Vou ler esse do Bobbio. Estou vendo também o livro Política, do João Ubaldo Ribeiro. E do Marx eu já estou lendo Introdução a Contribuição e alguns capitulos do O Capital. Além disso estou lendo A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, de Weber.

    Em relação a esse autor, é o Guy Debord. Com certeza ele, junto com Deleuze e Giddens serão bem explorados no projeto!
    Wall-e
    Wall-e


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 15/03/2014
    Idade : 43
    Localização : Rj

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por Wall-e Qua Mar 19, 2014 2:52 pm

    Mário.
    avatar
    wired_devil


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 25/04/2014

    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por wired_devil Sex Abr 25, 2014 1:39 am

    Já que você citou o Facebook, vale lembrar que essa polarização de idéias não fica restrita à política.
    Se você reparar no facebook assim como em outras redes sociais você só é exposto ao que gosta e concorda, e cada vez mais somente a opiniões que são iguais as suas. Deve-se isso a lógica dessas redes de apresentar conteúdos cada vez mais relacionados com o que o usuário gostou, ou "deu like".
    Com a exposição contínua somente a um tipo de idéia, as pessoas acabam se tornando mais extremistas, tomando a sua opinião como a mais pura verdade, e qualquer opinião contrária agride profundamente o indivíduo acostumado somente com o que lhe agrada.

    Conteúdo patrocinado


    [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook Empty Re: [AJUDA] A polarização política brasileira e o Facebook

    Mensagem por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Ter Mar 19, 2024 7:12 am